Cleilson Souza
Tijolos de plásticos que vem dos igarapés é um post que mostra para você que o plástico do igarapé tem solução. O descarte incorreto de plásticos em rios, córregos e igarapés é uma problemática ambiental que merece atenção e ação imediata. Assim, a presença desses resíduos nas água causam impactos negativos para a vida aquática. Além disso, afeta todo o meio ambiente com a poluição aquática.
Plásticos e o Meio Ambiente
Em princípio, o plástico se decompõe lentamente e libera substâncias tóxicas e microplásticos no ambiente aquático. Essas substâncias por sua vez afetam a vida marinha principalmente os organismos aquáticos. Além disso, elas entram na cadeia alimentar de animais maiores. Dessa forma, começaram a afetar a saúde tanto dos animais como dos seres humanos.
Por outro lado, esses resíduos também são capazes de obstruir o fluxo natural das águas. Assim, elas aumentam o risco e inundações em períodos de chuva intensa. No caso da economia, o plástico é responsável pela poluição visual em ambientes urbanos. Como um resultado, prejudicam o turismo, atividades recreativas e a qualidade de vida em geral.
O desafio do reuso do plásticos
Então, o plástico se tornou em toda parte do mundo motivo de uma grande preocupação ambiental. Uma vez que, suas propriedades lhe conferem grande durabilidade. Assim, no mundo todo buscam-se formas alternativas para destinar melhor os plástico.
Dessa forma, já se encontram muitas propostas de reuso (upcycling) do plástica com mutas vantagens econômicas. Por exemplo, a fabricação de tijolos a partir de plástico recolhido de igarapés, rios e mares. Essa é a proposta da Startup americana ByFusion que criou o primeiro sistema de desvio de resíduos plásticos projetado para permitir que comunidades e corporações assumam o controle de seus resíduos plásticos.
Ela desenvolveu um sistema que transforma em um material de construção reutilizável de alta demanda chamado ByBlock. Uma vantagem do sistema da ByFusion é que Cada sistema adequa a forma solicitada para as necessidades específicas da comunidade.
Fonte: ByFusion
Considerações Finais
A utilização de resíduos plásticos na fabricação de tijolos ecológicos é uma iniciativa promissora para diminuir o impacto ambiental. Essa abordagem inovadora representa um passo significativo na direção de soluções sustentáveis, capazes de reduzir a quantidade de plásticos descartados de forma inadequada e minimizar os danos aos ecossistemas aquáticos e terrestres.
Ao incorporar resíduos plásticos na produção de tijolos, há uma série de benefícios ambientais a serem destacados. Em primeiro lugar, essa prática possibilita a redução da quantidade de plásticos que seriam destinados a aterros sanitários ou descartados de maneira inadequada no meio ambiente.
Dessa forma, a utilização desses resíduos como matéria-prima para a fabricação de tijolos proporciona uma destinação mais adequada e sustentável para esses materiais, evitando sua acumulação em locais inapropriados.
Então, tijolos de plásticos que vem dos igarapés tem uma solução viável.
Caso queira nossa contribuição entre em contato: gsantana2005@gmail.com veja o nosso Instagram
Descubra mais sobre os residuos sólidos nos artigos: