Dr Genilson Santana
Então, Qual o melhor destino ambientalmente correto para pneus velhos? Essa é uma pergunta que Robert Willian Thomson, invento em 1846 do pneus , não saberia responder. Assim, ele não acreditaria que aquela bolsa de ar sobre a qual os carros passariam a se deslocar futuramente.
Nem tampouco, John Boyd Dunlop que em 1888 adaptou o pneus de Thomson para o triciclo de seu filho. Mas, na verdade a sua ideia fez tanto sucesso que ele fundou a primeira fábrica de pneus do mundo, a Dunlop.
Quando se pensa em o pneus hoje em dia você deve saber que ele não é feito apenas de borracha, seu processo envolve também muita tecnologia. Além da borracha natural, que pode ser substituída pela borracha sintética, o pneu é composto também por negro de fumo (obtido da queima de derivados de petróleo), óxido de zinco e ácido esteárico, enxofre, resinas, agentes plastificadores e antioxidantes, além do poliéster ou nylon de aço.
Como os pneus impactam o ambiente
Os pneus podem contribuir para a poluição de várias maneiras. Dessa forma, colocamos para você algumas formas em que os pneus podem impactar o meio ambiente:
- Emissões de CO2: A fabricação de pneus requer o uso de energia e recursos naturais, resultando na emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2). Além disso, quando os veículos estão em movimento, os pneus também contribuem para as emissões de CO2 devido ao atrito com o solo.
- Descarte inadequado: O descarte inadequado de pneus velhos é uma questão significativa. Quando se descarta os pneus em aterros sanitários, eles podem levar décadas ou até séculos para se decomporem. Além disso, os pneus acumulados em aterros podem liberar produtos químicos tóxicos no solo e na água.
- Queima de pneus: Muitas vezes, queimam-se os pneus velhos como forma de descarte ou para obter energia. A queima de pneus libera uma série de substâncias poluentes, incluindo óxidos de enxofre, óxidos de nitrogênio e partículas sólidas, que contribuem para a poluição do ar.
- Microplásticos: À medida que os pneus se desgastam durante a condução, pequenas partículas de borracha, conhecidas como microplásticos, vão para o meio ambiente. Esses microplásticos podem acabar nos rios, oceanos e até mesmo no ar, afetando a vida marinha e a saúde humana.
O descarte correto de pneus velhos
Então, você pode mitigar o problema dos pneus velhos de várias maneiras. Dessa forma, colocamos algumas aqui para você descobrir melhor como destacar os seus pneus velhos. Assim, ai vão elas
- Usar pneus de alta eficiência energética que reduzam o consumo de combustível dos veículos e, consequentemente, as emissões de CO2.
- Reciclar pneus usados para a produção de novos materiais. Por exemplo: asfalto modificado com borracha ou grânulos de pneus utilizados em campos esportivos.
- Promover programas de recolha e reciclagem de pneus usados, evitando o descarte inadequado.
- Desencorajar a queima de pneus como forma de eliminação, através da implementação de regulamentos e conscientização sobre os riscos ambientais e para a saúde associados.
- Investir em pesquisa e desenvolvimento de alternativas aos pneus de borracha convencionais, como pneus feitos de materiais biodegradáveis ou pneus sem ar, que poderiam reduzir a dependência de recursos não renováveis e minimizar o impacto ambiental.
Em geral, a redução do impacto ambiental dos pneus requer uma abordagem abrangente que envolva fabricantes, consumidores, governos e instituições. Somente, dessa forma, poderemos ter práticas sustentáveis ao longo do ciclo de vida dos pneus.
Tipos de reciclagem de pneus
Então, existem muitos tipos de reciclagem e reaproveitamento de pneus. Assim, colocamos para vocês as principais formas para você descobrir melhor como se faz a reciclagem de pneus:
- Recauchutagem: adicionam-se novas camadas de borracha nos pneus “carecas” ou sem friso. A recauchutagem aumenta a vida útil do pneu em 40% e economiza 90% de energia e matéria-prima em relação à produção de pneus novos
- Reciclagem: recicla-se o pneu inteiro ou picado. Quando picado, recicla-se apenas a banda de rodagem e quando inteiro, há inclusão do aro de aço
- Pavimento para estradas: pó gerado pela recauchutagem e os restos de pneus moídos podem ser misturados ao asfalto aumentando, sobretudo, sua elasticidade
- Pisos industriais, Sola de Sapato, Tapetes de Automóveis: Depois do processo de desvulcanização e adição de óleos aromáticos resulta uma pasta. Assim, com a pasta produz-se pisos industriais, sola de sapato e tapetes de automóveis
- Recauchutagem ou fabricação de novos pneus: reciclado ou reusado na fabricação de novos pneus. Assim, a recauchutagem dos pneus é vastamente utilizada no Brasil, atinge 70% da frota de transporte de carga e passageiros
- Reaproveitamento energético (fornos de cimento e usinas termoelétricas): cada quilograma de pneu libera entre 8,3 a 8,5 kilowatts por hora de energia. Esta energia é até 30% maior do que a contida em 1 quilo de madeira ou carvão.
- A eco telha é um sistema formado exclusivamente pela reutilização dos pneus, a partir de elaboração geométrica projetada por sistema CAD-CAM (Computer Aided Design e Computer Aided Manufacturing) visando conceber um formato de telha dentro das expectativas dos consumidores, viabilizando a reutilização dos pneus
O que fazer então?
Qual o melhor destino ambientalmente correto para pneus velhos mostra para você que em princípio, a redução do impacto ambiental dos pneus requer uma abordagem abrangente que envolva fabricantes, consumidores, governos e instituições. Dessa forma, todos devem ter como o objetivo de promover práticas sustentáveis e responsáveis ao longo do ciclo de vida dos pneus. Dessa forma, para você qual o melhor destino ambientalmente correto para pneus velhos?
Assim, sejamos sustentáveis eu te ajudo gsantana2005@gmail.com
Acesse o post O que é coleta seletiva de lixo? para saber um pouco mais sobre como é ser sustentável.