Entenda a importância do carbono neutro para o planeta é um artigo que mostra para você o carbono que devemos preservar. O carbono é um dos principais elementos da matéria viva. Ou seja, ele é um dos componentes mais significativo da matéria orgânica. Então, ele está na atmosfera, ecossistema terrestre, ecossistema marinho, e litosfera na terra nas formas de dióxido de carbono, matéria orgânica e inorgânica.
A princípio, o carbono circula pela atmosfera, ecossistema terrestre, marinho ecossistema e litosfera. Dessa forma, na terra o carbono está fixado ou sendo liberado de alguma forma.
Fixação de carbono
Então, a fixação de carbono refere-se à absorção se refere normalmente ao dióxido de carbono (CO2) que pode ocorrer por:
- Fotossíntese por plantas
- Dissolução do dióxido de carbono no oceano da atmosfera
- Absorção de dióxido de carbono pelo solo em regiões áridas
- Formação de rocha carbônica
- Tecnologia artificial que converte dióxido de carbono a produtos químicos
- Combustíveis
Liberação do carbono
Em princípio, a liberação de carbono vem:
- Ações respiratórias de plantas e animais
- Consumo de combustíveis fósseis
- Decomposição de carbono rocha na litosfera
- Quando começou o aumento do carbono
Então, o dióxido de carbono extra permanece na atmosfera como “carbono negro”. Então, desde que nós humanos entramos na industrialização, o consumo de combustíveis fósseis aumentou drasticamente. Dessa forma, começa mais fortemente a liberação do carbono negro, principalmente aquele presente em combustíveis fósseis.
Como resultado, a concentração de carbono negro na atmosfera aumenta continuamente e a circulação natural de carbono desequilibrou. Assim, a quantidade de “carbono negro” na atmosfera vem aumentando constantemente.
Agora, o objetivo da humanidade é reduzir o carbono negro e restaurar o carbono neutro na atmosfera. Assim, nós humanos iremos restaurar gradualmente equilíbrio do ciclo do carbono na terra, além de proteger o ecossistema de uma terra habitável.
Qual a meta do carbono neutro?
Então, o relatório sobre o Aquecimento Global publicado pelo IPCC apontou que carbono neutro tem uma meta de redução de dióxido de carbono em cerca de 45% em 2030 em comparação com 2010. Além disso, pretende-se alcançar zero emissões líquidas de CO2 até 2050.
Assim, a principal tarefa do carbono neutro é controlar o aquecimento dentro de 1,5 oC até o final deste século. Essa redução pode não apenas mitigar as mudanças climáticas, mas também é uma medida radical para os humanos protegerem o meio ambiente
Além disso, ajuda a proteger a diversidade biológica e ecossistema o que evita que mais espécies sejam extintas. Dessa forma, o carbono neutro acelerou:
- A economia de baixo carbono
- A transformação verde no sistema de recursos energéticos
- Forneceu um ponto de crescimento econômico emergente para o mundo inteiro.
De acordo com a transformação de energia 2050 publicado pela Agência Internacional de Energia Renovável, o carbono neutro pode trazer um PIB extra de 2,4% crescimento para a economia global e 7 milhões adicionais postos de trabalho na indústria de energia etc.
O que emperra o carbono neutro
No processo de carbono neutro, a generalização e aplicação de novas energias dependem de vantagens de custo e conveniência. Então, o custo da nova energia cai a cada ano, mas ainda é menos competitivo com energia fóssil.
Por exemplo, em 2020, quando o mercado global o preço do petróleo bruto entrou em colapso, as vantagens de custo dos fósseis combustíveis causaram um efeito adverso na transformação de novas energias.
Em princípio, seria uma oportunidade, mas problemas como ineficiência de carregamento baterias e baixa quantidade de postos de abastecimento de hidrogênio empurrou tornaram o custo do uso de veículos movidos a energia nova muito alto.
Então, observa-se que a maturidade das novas tecnologias energéticas decidirá o progresso do processo de carbono neutro. Dessa forma, é necessário reduzir o custo no preço total das novas energias. Por exemplo: energia, eólica entre tantas outras energias novas.
Por outro lado, as áreas da indústria pesada e transporte de longa distância dificilmente alcançarão a eletrificação. Embora, a célula de combustível de hidrogênio ainda seja uma escolha ideal para esse tipo de transporte.
Não podemos esquecer que o hidrogênio de energia fóssil tradicional (hidrogênio cinza) em relação a produção de hidrogênio de energia limpa (hidrogênio verde) tem um custo menor. Mas, por outro lado, o alto custo e baixa captura de dióxido de carbono ainda não compensam em termo de mercado internacional.
Assim, é necessário melhorar a tecnologia de carbono neutro e assim ajuda significativamente a reduzir a emissão de carbono negro. Dessa forma, o compromisso assumido pelos países desenvolvidos sobre financiamento e assistência à tecnologia de carbono neutro deve ser mais agressiva.
Trabalhe com a gente
Mas, caso queira nossa contribuição entre em contato: gsantana2005@gmail.com veja o nosso Instagram
Então, descubra mais sobre os resíduos sólidos nos artigos: