Por que reciclar metais é mais fácil do plásticos?

Por que reciclar metais é mais fácil do plásticos? É um artigo que mostra para você as diferenças entre o processo de reciclagem de metais e de plãsticos.

A reciclagem de metais

Primeiro vamos entender a principal diferença entre metal e plástico. Então, você tem que entender que estamos falando aqui que os metais são substâncias de apenas um átomo. Quando você pega um fio de cobre, por exemplo, você está em suas mãos um átomo com alta pureza. Ou seja o fio de cobre é o próprio átomo de cobre.
Dessa forma, com a mesma afirmação você pode usar para o ferro, alumínio, ouro, estanho etc.

Para esses metais o processo de reciclagem consiste basicamente de uma fusão. Assim, basta o uso de fornos que cheguem a temperatura de fusão para cada metal. Assim, o único fator limitante é chegar na temperatura ideal. Por conseguinte, é sõ usar uma moldagem para o metal receber a forma adequada. E pronto.

A reciclagem de plástico

Por outro lado, vamos ver os plásticos. Em primeiro lugar, um plástico é formado basicamente por polímeros. Um polímero é na realidade a junção de vários monômeros. Os monômeros são as unidades básicas feitas de carbono e hidrogênio.
Assim, esses dois elementos são ligados entre si até você observar uma cadeia de hidrocarbonetos longa.
Essas macromoléculas tem o petróleo como principal matéria prima. Além disso, esses polímeros perdem sua características a cada processo de fusão. Ou seja, o uso da fusão igual ao usado para o metais não tem a mesma eficiência para o plástico.
Dessa forma, pensar que a reciclagem do plástico por fusão é, ainda, uma utopia. Porque é necessário alguma modificação durante a reciclagem do plástico que o mantém ainda um plástico.

Solução mais viável para o resíduo de plástico

Mas, por outro lado, destruir o plástico em seus monômeros parece ser a melhor solução para o reuso desse material que se espalhou pelo mundo. A questão aí e tornar esse processo economicamente viável. É assim que muitas Startups estão apresentando soluções para escalarem. As soluções vão deste a produção de fio para roupas e sapatos até a produção de baunilhas.
O desafio da reciclagem de compostos é grande. A tendência atual é o uso do upcycling. Nesse sentido, parece serais vantajoso retransformar o plástico em novo produtos.

Convite especial para você

Caso queira nossa contribuição entre em contato: gsantana2005@gmail.com veja o nosso Instagram

Já que você chegou até aqui descubra mais sobre os resíduos sólidos nos artigos:

Conheça também nossos cursos sobre Gestão de resíduos e Tratamento de efluentes. Maiores informações: gsantana2005@gmail.com ou 92 991227158 (WhatsApp)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *