Benefícios da hidroponia: como usar a hidroponia sustentável em casa

Benefícios da hidroponia: como usar a hidroponia sustentável em casa é um artigo para a sua conscientização. Então, aqui está a “sujeira”.

Até 2050, os humanos precisarão aumentar a produção global de alimentos em 70% para apoiar adequadamente nossa população em expansão.

Com base na produção agrícola dos últimos 50 anos, estamos longe de atender a essas necessidades – e esses números de produção só tendem a diminuir.

As técnicas modernas de agricultura dependem de modificação genética prejudicial e fertilizantes químicos e pesticidas, que impactam negativamente o solo e impedem os robustos ciclos de cultivo que tínhamos antes.

Combinado com práticas insustentáveis de irrigação (que representam dois terços do uso mundial de água doce), poluição e depleção do solo, a Grande Agricultura está acelerando as mudanças climáticas e o declínio de nossa oferta de alimentos.

É por isso que é tão importante adotarmos práticas agrícolas mais sustentáveis, como rotação de culturas, policultura, permacultura, agricultura regenerativa e cultivo hidropônico.

A hidroponia é uma das formas mais eficientes de cultivar plantas, tanto para indivíduos quanto para operações de cultivo em grande escala em armazéns, mas a hidroponia é sustentável?

Se sim, quais são os benefícios da hidroponia?

A Lista Completa Para Usar a Hidroponia Sustentável na Jardinagem

1. O que é Hidroponia?

Antes de explorarmos as vantagens da hidroponia, vamos entender o conceito.

A definição de hidroponia significa literalmente “trabalho com água”, com ‘hidro’ vindo do grego ‘água’ e ‘ponos’ significando ‘trabalho’.

Refere-se a um estilo de agricultura e cultivo de alimentos que ocorre com água em vez de solo. Então, o que chama a atenção que civilizações antigas astecas e os jardins suspensos da Babilônia já usavam a hidroponia.

Esse cultivo em ambiente controlado indoor é às vezes também chamado de cultivo em estufa, cultivo vertical, cultivo à prova de clima ou cultivo à prova de intempéries.

No entanto, a hidroponia indoor vai além, eliminando a necessidade de pesticidas ou solo.

Como a Hidroponia Funciona?

As plantas precisam de três coisas para crescer: água, luz solar e nutrientes.

Usando um ambiente controlado e tecnologia avançada de controle climático se otimiza essas entradas para cada planta, garantindo rendimentos máximos e de alta qualidade.

Isso é a raiz da hidroponia sustentável.

Comumente, cultivam-se as plantas em solo, que age como um condutor para as plantas absorverem água e nutrientes.

Com a hidroponia, não há solo. Em vez disso, as sementes são plantadas em meios sem solo, como casca de coco, para fornecer às mudas uma superfície para fixar as raízes.

Elas então recebem nutrientes essenciais por meio de uma solução aquosa especial que acessa as raízes da planta seja por submersão ou sendo regularmente borrifada com a água enriquecida com nutrientes (também conhecida como aeroponia).

As mudas hidropônicas são frequentemente colocadas em bandejas empilhadas verticalmente, daí o motivo de às vezes ser chamada de cultivo vertical.

A luz solar não é uma consideração central do sistema hidropônico, mas muitas vezes, um jardim hidropônico indoor substituirá ou até mesmo eliminará completamente a luz solar natural por luzes de crescimento LED adaptadas às suas necessidades energéticas exatas.

Então, por que cultivar a natureza de uma maneira tão não natural?

2. Benefícios da Hidroponia

O cultivo hidropônico é visto como uma solução inteligente e sustentável, já que pode ser implementado em operações agrícolas de todos os tamanhos – desde fazendas industriais até pequenas propriedades.

Mas estamos apenas começando (ou brotando) com os benefícios de usar a hidroponia para cultivar plantas:

Conservação de Água

Parece lógico que um sistema “hidropônico” use mais água; no entanto, o oposto é verdadeiro.

Como a agricultura hidropônica recicla e reutiliza água, minimiza o desperdício e usa muito menos água do que um método de cultivo convencional baseado em solo.

Ao fornecer água diretamente às raízes das plantas, ocorre pouca ou nenhuma evaporação ou escoamento, e as plantas recebem a dosagem exata de água que precisam.

Como resultado, a hidroponia realmente usa dez vezes menos água do que métodos de cultivo tradicionais, tornando-a especialmente útil em áreas enfrentando secas ou desertificação.

Eficiência Energética

As preocupações com os requisitos energéticos dos sistemas hidropônicos são tranquilizadas por sua eficiência energética.

Para garantir o crescimento ideal das plantas, a umidade, temperatura e iluminação são cuidadosamente gerenciadas, o que também significa que não há vazamento de energia em excesso. Sem mencionar que as luzes de crescimento LED são eficientes em energia e muitas vezes são personalizadas para o espectro de luz que as culturas em crescimento requerem.

E como mencionado anteriormente, o sistema de água recircula água e nutrientes e requer energia mínima para bombear e distribuir água.

Quanto ao aquecimento e resfriamento, a maioria das estufas hidropônicas usa sistemas eficientes em energia ou renováveis.

Conservação do Uso da Terra

A hidroponia usa cultivo vertical, o que otimiza o uso total do espaço, para que os agricultores aumentem a produtividade enquanto minimizam o uso da terra em até 99%.

Uma estufa hidropônica de 1,5 acre pode produzir um impressionante 2,7 milhões de porções de verduras por ano.

A Gotham Greens, por exemplo, possui uma estufa no Brooklyn, em cima de um Whole Foods, que agora é uma das maiores produções.

Convite especial para você

Então, depois deste Explorando as 10 melhores empresas sustentáveis que fazem a diferença acredito que queira saber mais de nossa contribuição na área ambiental. Não fique inibido entre em contato: gsantana2005@gmail.com veja o nosso Instagram

Além disso, já que você chegou até aqui descubra mais sobre nós artigos abaixo:

Então, conheça também nossos cursos sobre Gestão de resíduos e Tratamento de efluentes. Maiores informações: gsantana2005@gmail.com ou 92 991227158 (WhatsApp)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *