Desbloqueando o valor submerso da sustentabilidade

Desbloqueando o Valor Submerso da Sustentabilidade é um artigo que tenta mostrar a vantagem da sustentabilidade. Assim como um iceberg, a maioria do valor da sustentabilidade está abaixo da superfície e não é imediatamente aparente para olhos não treinados. Portanto, o verdadeiro valor muitas vezes é vastamente subestimado. O fundador da Valutus, Daniel Aronson, explicou as razões pelas quais esse valor é frequentemente ignorado, bem como as principais barreiras e estratégias para desbloquear o valor submerso da sustentabilidade:

Barreiras para a Sustentabilidade: Autoridade, Periferia e ROI

Autoridade: Os profissionais de sustentabilidade frequentemente não têm autoridade para exigir as mudanças que desejam ver; eles têm que persuadir os outros. Por exemplo, quantos praticantes de sustentabilidade poderiam exigir que o setor de compras compre apenas produtos sustentáveis de fornecedores sustentáveis?

Periferia: Os praticantes de sustentabilidade se considerm frequentemente periféricos aos negócios, e não no núcleo. Olhe para o site da sua própria empresa: Na seção em que lista os principais executivos corporativos, você encontrará o CEO, CFO, muitas vezes o CMO, Chefe de Assessoria Jurídica e outros – o CSO está listado?

ROI: Algumas pessoas se concentram no ROI, e é o seu principal motivador. Para alguns, não é seu único foco, mas eles precisam que ele supere os custos/dificuldades como parte do equilíbrio com outros fatores. Para alguns, é uma barreira necessária: eles precisam ver o ROI exceder a taxa de obstáculo antes de agirem.

Algumas pessoas não entendem a linguagem da sustentabilidade ou pensam que não é a linguagem do trabalho; elas precisam nos ouvir falar na linguagem do ROI. Até mesmo alguns defensores se sentem desconfortáveis em defender sem também ter ideias de negócios padrão como ROI do seu lado. E, fundamentalmente, algumas pessoas não confiarão ou terão confiança nos praticantes de sustentabilidade enquanto não falarmos a mesma língua e não andarmos da mesma forma.

Estratégias para Desbloquear o Valor Submerso: O Método P.L.A.C.E.

Lentes: Coloque diferentes lentes – as dos fornecedores, clientes, millennials, melhores desempenhos, etc. Por exemplo, nos últimos seis anos, Aronson apresentou um estudo de caso sobre uma empresa que não está sujeita a regulamentos europeus (e não estará no futuro), mas descobre que um de seus insumos será restrito. Ninguém viu o efeito substancial que isso terá nos custos de suprimento da empresa – não porque eles não sejam inteligentes, dedicados ou experientes, mas porque ver a razão para o aumento de custos requer ver as coisas como os fornecedores fazem.

Ações e Reações: – e reações – também ajudam a trazer o valor submerso à tona. Por exemplo, suponha que um funcionário experiente saia e um novo funcionário entre na empresa. Sabemos que eles serão menos produtivos no início, enquanto aprendem. Mas que ações eles tomarão? Eles ligarão para o TI, perguntarão aos colegas como preencher suas folhas de horário ou onde fica o banheiro ou como as coisas realmente funcionam por aqui. E isso diminuirá a produtividade de seus colegas. Esse é outro custo submerso dessa rotatividade.

Catalisadores: Uma ação pode incentivar outros a agir – aumentando sua motivação ou reduzindo as barreiras que enfrentam (por exemplo, o Stitcher proíbe o InfoWars… Apple, Twitter e Facebook seguem o exemplo).

Esforço: Quando olhamos para onde os outros estão colocando seus esforços, frequentemente vemos a sustentabilidade trazendo valor. Por exemplo, uma conhecida empresa de manufatura gastou muito esforço tentando entrar em contas que eram leais aos seus concorrentes. Por acaso, descobriram que começar com suas ofertas mais sustentáveis fez uma grande diferença – os colocou na porta e converteu algumas contas anteriormente intocáveis em clientes – mesmo quando eles não acabaram comprando o produto sustentável que iniciou a conversa.

Conclusão: Superando Barreiras e Avançando em Sustentabilidade

“As pessoas sentem como se houvesse um muro que é uma barreira para o progresso – o ROI é um grande tijolo nesse muro,” disse Aronson. “Para ser um catalisador, comece com o comportamento que você deseja mudar, entenda o muro contra o qual eles estão batendo; e ajude-os a contorná-lo, superá-lo ou atravessá-lo.”

Convite especial para você

Então, depois deste Monitorando a Biodiversidade do Espaço: Uma Nova Fronteira na Conservação Planetária acredito que queira saber mais de nossa contribuição na área ambiental. Não fique inibido entre em contato: gsantana2005@gmail.com veja o nosso Instagram

Além disso, já que você chegou até aqui descubra mais sobre nós artigos abaixo:

Então, conheça também nossos cursos sobre Gestão de resíduos e Tratamento de efluentes. Maiores informações: gsantana2005@gmail.com ou 92 991227158 (WhatsApp)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *